quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto: Música na Escola


Escola Municipal Professora Zelsani
Período: Março a Dezembro/ 2011
Público Alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª fase
Elaboração do Projeto: Cleonice Apª Oliveira Borges
                                      Michele de Moraes Barbosa Azevedo
                                      Silma de Oliveira Gondim
                                      Walda Maria Santos Silva
                                      Zeila Dias Mattos
                                    
Projeto: Música na Escola


“O amor é a melhor música na partitura da vida e sem
ele, você é um eterno desafinado.”





Justificativa

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima da música;
porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores de um determinado grupo social. E ao trabalhar os conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente, ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos.



Fundamentação Teórica

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está presente na vida das pessoas. Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem...”
Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções. Cada ser humano que descobre sua voz, fica mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo. Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o educando em geral é extremamente
agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória. “A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social.”(Míria Therezinha Kolling). Trabalhar com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.

Objetivos

- Despertar o gosto pela música e suas expressões;
- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos
na arte musical;
- Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva,
coordenação e memória;
- Conhecer as diversidades musicais;
- Perceber a importância da música como cultura;
- Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los
e identificá-los;
- Estimular os talentos na arte musical;
- Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento
de vocabulário;
- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em
grupo;
- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção,
criatividade e cooperação;

Encaminhamento Metodológico

Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao projeto “Música na Escola”, mostrando- lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciá-los de forma prazerosa e espontânea.
Através de várias atividades, com diversos ritmos, descobrir as aptidões musicais existentes na escola, mostrando aos educandos que podemos por meio da música:

- Escrever diálogos usando a palavras de uma canção;
- Modificar a letra, de modo a transportar uma situação
passada numa situação atual;
- Analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção;
- Cantar diversas músicas formando um grupo com um
conjunto de vozes harmoniosas, etc.
Utilizar músicas capazes de agir no interior do aluno de modo
a externar sua linguagem e resgatar valores importantes para
a formação de seres humanos críticos e participativos no meio
onde vivem.

 
Infra- estrutura

Uma sala com alguns equipamentos relacionados à música.



Recursos Materiais
- Alguns Instrumentos musicais;
- Microfones;
- Aparelho de som;
- Material reciclável para confecção de alguns instrumentos;
- Câmera digital para registrar as atividades;
- Computador



Resultados esperados

Espera-se que ao final da experiência do projeto “Música na Escola”, os alunos possam estar mais voltados à arte musical e que tenham desenvolvido múltiplas experiências sensoriais, perceptivas e expressivas, favorecendo assim o seu desenvolvimento.




Um comentário: